Por sorte, esse tal de Isenberg (o mesmo do: Será que você tem características de empreendedor? Faça esse teste!) criou outro teste de 2 minutos para sua ideia de negócio. Apenas responda sim ou não:
- Sua ideia diminui a dor, desconforto ou frustração de alguém?
- Existem muitas pessoas que podem comprar seu produto/serviço?
- Essas pessoas (ou empresas ou governo) tem dinheiro para pagar por isso?
- Eles conseguirão decidir rápido se irão comprar seu produto ou serviço?
- Sua ideia está relacionada com algo que você faz de forma única ou impressionante?
- Existe algo importante que ninguém mais tem? (dinheiro, acesso a clientes, tecnologia, habilidade de liderança, capacidade de tirar um projeto do papel, local, time de vendas, etc.)
- Você consegue pensar em pelo menos 2 pessoas que topariam fazer parte da sua equipe?
- Essas pessoas tem habilidades complementares às suas?
- Essas pessoas possuem os mesmos valores que você?
- A maioria das pessoas que você respeita a opinião acha que a ideia é boa?
- Pelo menos uma pessoa (e menos do que 3) cuja opinião você respeita acha sua ideia ruim?
- Existe algo na ideia ou em colocá-la em prática que te instiga a se dedicar de verdade a isso?
- Você consegue começar sem grandes competidores te notarem por um tempo?
- Você consegue achar um cliente em potencial que atende suas ligações, te dá feedbacks e testaria seu produto?
- Você consegue começar sem precisar gastar uma tonelada de dinheiro?
- Você consegue manter seus custos fixos baixos durante o lançamento?
- Sua ideia consegue agregar valor aos poucos, de forma barata e que você consiga gerar pelo menos um pouco de caixa?
- Você consegue pensar em algo que Isenberg esqueceu?
Se você respondeu “sim” para 16 ou mais perguntas, é hora de começar um planejamento sério. Porém, perceba que esse teste é diferente do que fala sobre as características do empreendedor. Mesmo depois de começar sua empresa, você precisa continuar melhorando o modelo de negócios até chegar a 18 pontos.
Fonte: Saia do Lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário