Como saber se o valor que um investidor oferece pela minha empresa é o que ela vale? Entenda como funciona o processo de valuation.
Quando chega o tão esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores, a primeira dúvida que surge é: “Afinal, quanto vale minha empresa?”. O primeiro conceito fundamental que o empreendedor deve entender sobre o valor de uma empresa é que valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de quem estamos falando.

Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando se o valor que os acionistas e administradores enxergam, considerando seus riscos e oportunidades, é o mesmo valor percebido pelo mercado. Afinal, quem compra é quem de fato dita quanto vale.
O que é valuation?
É o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor.
Se você tem uma empresa que está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor, por causa da falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado.
Por que é importante?
Compreender o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, você pode mitigar essas deficiências ao longo do tempo.
Outra vantagem é que, sabendo o montante a ser investido e o valor da sua empresa, você consegue negociar a participação societária do investidor de forma mais justa.
Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.
Como fazer o valuation de uma empresa?
O valuation da empresa pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros – esse é o método mais utilizado atualmente, e possui 3 grandes etapas:
1. Estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresa para os próximos períodos;
2. Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança;
3. Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.
Atenção, investidores consideram taxas de desconto altas para defender seu portfólio contra incertezas típicas de startups. Porque:
· Investir em startups é bastante arriscado devido ao alto nível de incerteza e mortalidade;
· Investidores procuram investir apenas em startups que tenham alto potencial de retorno para que as “sobreviventes” mais que compensem as perdas das que não tiveram sucesso;
· Assim, investidores consideram taxas de desconto artificialmente elevadas para se assegurar de que cada startup investida tenha potencial de compensar a perda decorrente de outros investimentos do portfólio.
Portanto, ao calcular o valuation de sua empresa e apresenta-la a um investidor, você deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões de premissas. Entenda que o valor de cada aspecto do seu negocio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele.
Para te ajudar, faça o download de uma planilha modelo para calcular o valor da sua empresa. Tenha em mente que esse valor não é real, mas apenas fornecerá um parâmetro que é importante você ter na hora de negociar com os investidores.
<< Baixe a Planilha >>
Por Carolina Stocche da equipe de Educação Empreendedora da Endeavor Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário