Carl F.Rehnborg era um homem de negócios americano que viveu na China de 1917 a 1927. De acordo com antigas publicações, isto deu a Carl F.Rehnborg uma “ampla oportunidade” de observar de perto os efeitos de uma dieta inadequada.
“Ele também ficou familiarizado com a literatura nutricional daqueles dias”. Concluindo que uma dieta balanceada era necessária para que o corpo cumprisse com suas funções próprias, ele começou a vislumbrar um suplemento dietético que pudesse prover as pessoas com os nutrientes importantes independentemente de seus hábitos alimentares.
O negócio de suplementos alimentares de Carl Rehnborg, começou então como Californiam Vitamin Corporation e mudou o nome para Nutrilite Products em 1930, quando ele mudou-se para instalações maiores. Em 1934, após sete anos de “experimentações”, Carl F. Rehnborg, fundador da marca Nutrilite, criou o primeiro suplemento multivitamínico/multimineral os quais deu para seus amigos experimentarem.
De acordo com depoimento de seu filho, Sam, que posteriormente tornou presidente da Nutrilite:
“Após um certo período de tempo, Papai visitaria seus amigos para verificar quais os resultados obtidos. Muito freqüentemente ele encontrava os produtos estacionados nas prateleiras, sem uso e esquecidos. Não tinha custado nada para eles e portanto nada valiam. Foi neste ponto que ele descobriu um princípio básico de que a resposta era, simplesmente, cobrar alguma coisa pelo produto. Quando ele cobrou, os amigos, tendo pago pelo produto, não só o ingeriam, mas posteriormente, queriam que seus amigos também o fizessem. Quando eles pediram ao papai para vender o produto para seus amigos, ele disse: “Vocês o vendem e eu pagarei uma comissão a vocês”.
Carl Rehnborg passou a vender de porta em porta seu concentrado multivitamínico minerálico. Para perder menos tempo, decidiu gastar nisso um terço de seu faturamento. O cliente ou amigo que o ajudasse a repassar os produtos teria um desconto, e o ajudante desse teria outro, e assim por diante. Maior ajuda, maior desconto.
Carl vendia seu suplemento para amigos e conhecidos, através de indicações pessoais, “boca a boca”. Quando os primeiros consumidores começavam a indicar novos clientes, Carl sugeria que eles mesmos vendessem os produtos, recompensando-os com descontos e bonificações por suas compras. Assim, nascia o primeiro sistema de vendas e comissionamento em níveis.
A empresa de Carl permitia aos distribuidores receberem comissões apenas de pessoas recrutadas pessoalmente, possuindo apenas um nível de bonificações. Atualmente existem diversos planos de comissionamento, onde grande parte permite receber comissões por diversos níveis ou gerações. Por isso, o sistema ficou conhecido posteriormente como Marketing Multinível ou Network Marketing (Marketing de relacionamento).
Carl é considerado o pioneiro na história da nutrição e criador do primeiro (ainda que primitivo) sistema de Marketing Multinível.
De acordo com os registros do Federal District Court, uma distribuição significativa de suplementos da empresa de Carl para fora do estado se iniciou em 1945, quando uma companhia operada por Lee S. Mytinger e Wiliam S. Casselberry tornou-se distribuidor nacional exclusivo. Carl F. Rehnborg atuava como “conselheiro científico” no sistemade distribuição(MMN) e explicava aos grupos de venda que seus suplementos tinham grande valor terapêutico, que era a resposta para a busca humana por saúde. As vendas brutas se elevaram para $500,000.00 por mês.
Em 1949, a dupla Devos e Van Andel assumiu a venda da empresa de Carl. Em 1959, patenteou um detergente biodegradável fantástico, criou a Amway e incorporou a Nutrilite. Manteve Carl na diretoria e passou a vender também os cosméticos Artistry, da mulher dele. Qualidade era e é a característica principal dos produtos. Mas a venda estourou graças ao sistema de bonificação em vários níveis, onde todos ganhavam por suas próprias compras e pelas organizações de consumidores construídas (Marketing Multinível), de fato capaz de fazer milionários em qualquer lugar do mundo.
Fonte: Harmonia Natureza
Nenhum comentário:
Postar um comentário