quinta-feira, 28 de abril de 2011

5 Formas de usar as redes sociais para fazer uma promoção

É importante entender a função da promoção você quer fazer:


Ø  Spameada

Conceito – Fazer uma divulgação frenética para que o maior número possível de pessoas fique sabendo da promoção e compre seu produto.

Objetivo – Acelerar as vendas de um produto/serviço em um curto período de tempo.

Vantagens – Gera resultados imediatos nas vendas que podem ser medidos no curto prazo.

Desvantagens – Precisa ser usada com moderação, caso contrário irá emputecer seus entusiastas que já ouviram a mesma mensagem 3 milhões de vezes.

Pré-requisitos – Ter uma boa plataforma de divulgação e rede de contatos. É possível também comprar publicidade, o que exige certa grana.


Ø  Sorteio

Conceito – Sorteie seu produto/serviço para quem participar da promoção comentando no seu blog ou te seguindo em alguma rede social específica (Twitter, Facebook, etc).

Objetivo – Fortalecimento de marca através do aumento do número de pessoas que seguem sua empresa.

Vantagens – Ideal para empresas que dependem de audiência para fortalecer sua marca (Ex.: blogueiros e comunidades online).

Desvantagens – O impacto nas vendas não é tão direto quanto na Spameada.

Pré-requisitos – Ter algo bacana para sortear e algum tipo de métrica de engajamento que você queira fortalecer.


Ø  Divulgue a mensagem no Twitter

Conceito – Para participar, a pessoa precisa mandar o link da promoção no Twitter.

Objetivo – Fazer mais pessoas ficarem sabendo da sua promoção através do Twitter.

Vantagens – Muito bom para empresas que tenham o Twitter como parte da estratégia de marketing

Desvantagens – Corre o risco da participação ser muito baixa se seu público não estiver em peso no Twitter.

Pré-requisitos – Estar num setor em que as pessoas tenham uma forte presença no Twitter.


Ø  Dê-me ideias

Conceito – Para participar da promoção a pessoa precisa responder algum tipo de pergunta que irá te servir como pesquisa de mercado. As melhores respostas ganham a premiação.

Objetivo – Ouvir ideias de melhorias do produto/serviço direto do seu cliente .

Vantagens – É uma forma extremamente eficiente de fazer uma pesquisa de mercado e se aproximar dos seus entusiastas.

Desvantagens – Você terá que ler cada pérola…

Pré-requisitos – Acesso a alguma plataforma para gerenciar as ideias e divulgar a promoção nas principais. Recomendamos fortemente a LabelDESAFIOS.


Ø  “Gostei!”

Conceito – Você faz um post no blog e pede para as pessoas comentarem. Os comentários que receberem mais votos “Gostei” ganham a premiação.

Objetivo – Fazer com que os próprios participantes chamem seus amigos para conhecer a promoção, eles precisam disso para ganhar.

Vantagens – Estimular seus entusiastas a chamar outros entusiastas, fazendo uma divulgação espontânea da sua marca.

Desvantagens – Algumas pessoas conseguem MUITO mais votos do que os outros, o que pode desanimar os “meros mortais” a participar das próximas promoções.

Pré-requisitos – Ter um blog com um sistema como o Disqus instalado.


Ø  Conclusão

Perceba que esses 5 tipos de promoções estão completamente relacionados entre si e podem se misturar. É importante entendê-los e criar sua campanha da forma que for mais interessante para sua empresa.

Abraços,
Millor Machado

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