Ø Spameada
Conceito – Fazer uma divulgação frenética para que o maior número possível de pessoas fique sabendo da promoção e compre seu produto.
Objetivo – Acelerar as vendas de um produto/serviço em um curto período de tempo.
Vantagens – Gera resultados imediatos nas vendas que podem ser medidos no curto prazo.
Desvantagens – Precisa ser usada com moderação, caso contrário irá emputecer seus entusiastas que já ouviram a mesma mensagem 3 milhões de vezes.
Pré-requisitos – Ter uma boa plataforma de divulgação e rede de contatos. É possível também comprar publicidade, o que exige certa grana.
Ø Sorteio
Ø Sorteio
Conceito – Sorteie seu produto/serviço para quem participar da promoção comentando no seu blog ou te seguindo em alguma rede social específica (Twitter, Facebook, etc).
Objetivo – Fortalecimento de marca através do aumento do número de pessoas que seguem sua empresa.
Vantagens – Ideal para empresas que dependem de audiência para fortalecer sua marca (Ex.: blogueiros e comunidades online).
Desvantagens – O impacto nas vendas não é tão direto quanto na Spameada.
Pré-requisitos – Ter algo bacana para sortear e algum tipo de métrica de engajamento que você queira fortalecer.
Ø Divulgue a mensagem no Twitter
Ø Divulgue a mensagem no Twitter
Conceito – Para participar, a pessoa precisa mandar o link da promoção no Twitter.
Objetivo – Fazer mais pessoas ficarem sabendo da sua promoção através do Twitter.
Vantagens – Muito bom para empresas que tenham o Twitter como parte da estratégia de marketing
Desvantagens – Corre o risco da participação ser muito baixa se seu público não estiver em peso no Twitter.
Pré-requisitos – Estar num setor em que as pessoas tenham uma forte presença no Twitter.
Ø Dê-me ideias
Ø Dê-me ideias
Conceito – Para participar da promoção a pessoa precisa responder algum tipo de pergunta que irá te servir como pesquisa de mercado. As melhores respostas ganham a premiação.
Objetivo – Ouvir ideias de melhorias do produto/serviço direto do seu cliente .
Vantagens – É uma forma extremamente eficiente de fazer uma pesquisa de mercado e se aproximar dos seus entusiastas.
Desvantagens – Você terá que ler cada pérola…
Pré-requisitos – Acesso a alguma plataforma para gerenciar as ideias e divulgar a promoção nas principais. Recomendamos fortemente a LabelDESAFIOS.
Ø “Gostei!”
Ø “Gostei!”
Conceito – Você faz um post no blog e pede para as pessoas comentarem. Os comentários que receberem mais votos “Gostei” ganham a premiação.
Objetivo – Fazer com que os próprios participantes chamem seus amigos para conhecer a promoção, eles precisam disso para ganhar.
Vantagens – Estimular seus entusiastas a chamar outros entusiastas, fazendo uma divulgação espontânea da sua marca.
Desvantagens – Algumas pessoas conseguem MUITO mais votos do que os outros, o que pode desanimar os “meros mortais” a participar das próximas promoções.
Perceba que esses 5 tipos de promoções estão completamente relacionados entre si e podem se misturar. É importante entendê-los e criar sua campanha da forma que for mais interessante para sua empresa.
Abraços,
Millor Machado
Millor Machado
Fonte: Saia do Lugar
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