Realidade 1: A primeira implementação da sua ideia estará errada.
A primeira interação ou implementação de uma idéia sua certamente estará errada. Isso não quer dizer que você não é inteligente o suficiente, ou não está fazendo as coisas direito. Pra falar a verdade, este é um bom sinal. Nenhuma idéia sobrevive a sua primeira interação com os clientes, por isso é necessário que você saiba colher todos os feedbacks que surgirão deste primeiro contato para adaptar sua idéia.
Você pode ser orgulhoso, não ouvir o que o cliente está dizendo e manter as coisas do jeito que elas estão, porém isto só deixará você sem clientes e com um produto que nem você mesmo usaria.
Por isso não se preocupe, é normal que as coisas mudem um pouco, no que se refere à implementação da sua idéia.
Realidade 2: Seus amigos e/ou sua família não irão entender o que você faz.
“Você é um empreendedor, isso significa que você está desempregado?” ou “Ah, que legal!” são algumas das várias reações que você vai receber de amigos próximos, membros de sua família e outras pessoas ao longo de sua jornada rumo a consolidação de seu próprio negócio.
Mesmo que você alcance objetivos que denotem sucesso no mundo empreendedor, as pessoas ainda não entenderão o que você faz, a não ser que você seja responsável por um produto campeão de vendas no mercado. Quando se trata de um negócio b2b é ainda mais difícil pra eles entenderem, até porque eles não são seus clientes diretos.
O simples fato de não entenderem o que você faz não significa que você está fazendo algo errado ou inaceitável. Eu duvido que Larry Ellison conseguiu fazer com que sua família entendesse a Oracle, e as coisas acabaram dando bem certo pra ele.
Realidade 3: Você ganhará um salário menor do que está esperando.
Se sua principal motivação para empreender é o dinheiro, você está no lugar errado. Claro que um dia você irá vender a empresa, mas esse dia provavelmente está bem distante de chegar. Durante um tempo, mesmo que você ganhe um bom dinheiro, você irá gastá-lo com boas contratações ao invés de tirar um bom salário para si mesmo.
Não há nada de errado em querer ganhar dinheiro, mas no começo será bem difícil, você ganhará menos que aqueles seus amigos que estão trabalhando em grandes empresas e eles provavelmente o lembrarão disso, mas não desanime, se você realmente ama o que faz, ter uma conta recheada no banco é a menor de suas preocupações.
Realidade 4: Você não pode fazer tudo sozinho!
Alguns Empreendedores tem um complexo de super-herói e sentem que podem fazer tudo sozinhos ou com apenas mais um co-fundador para ajudar. Eles acham é possível fazer uma empresa tomar grandes proporções com apenas 2 pessoas. Isso apenas resultará em excesso de cansaço e falta de foco.
Aprenda a deixar seu orgulho de lado e contratar pessoas que são melhores do que você. Trazer mais pessoas para sua empresa tornará a delegação de tarefas mais fácil, fazendo com que cada um fique focado em fazer o que sabe fazer de melhor.
Realidade 5: Não existe essa de fazer sucesso da noite para o dia!
Esteja preparado para trabalhar na sua empresa por vários e vários anos. A imprensa várias vezes faz com que o sucesso de algumas empresas pareça repentino, mesmo quando empreendedores trabalharam por anos e anos em cima de uma ideia para que ela finalmente dê resultado.
Sua empresa dar sucesso não é algo impossível, mas também não é algo que vá acontecer da noite para o dia.
Realidade 6: Não existe a tal “negociação da vida” da sua empresa.
Não deve ser somente uma negociação que fará sua empresa alcançar o sucesso. Alguns clientes ou boas negociações podem te levar ao próximo degrau da escada, mas ainda existem vários degraus a serem escalados ao longo do caminho.
Uma boa oportunidade de negociação pode escapar mais rápido do que você imagina, por isso é importante você definir quais são os degraus que você irá subir ao longo do caminho, avaliando sempre todas as suas possibilidades. Dessa maneira você constrói o futuro da sua empresa sem depender de um único cliente.
O sucesso de uma empresa que está começando vem da junção de várias pequenas vitórias ao longo do caminho.
Realidade 7: Clientes irão te frustrar mais cedo ou mais tarde.
Ter clientes é algo muito bom, agora lidar diariamente com eles já é outra história. Se você está neste mundo, prepare-se para lidar com clientes que não conseguem enxergar o óbvio mesmo que ele esteja embaixo de seus narizes.
Você também receberá diversos feedbacks contraditórios. Um cliente quer azul, o outro quer que seja vermelho e um outro quer que você combine as duas cores e deixe roxo.
O segredo para lidar com os clientes é responder a todos mas sempre demonstrando firmeza, pois se você sucumbir as exigências de todos os seus clientes, você logo acabará em péssimos lençóis.
Realidade 8: Não adianta querer ser chamado de CEO, no começo você fará de tudo.
Hey Sr. CEO, Co-Fundador, Presidente! No começo de uma empresa, títulos não significam muito. Todo mundo fará um pouco de tudo incluindo, às vezes, ter que limpar o banheiro.
Você deve aceitar o desafio de empreender e estar disposto a fazer o que for preciso, afinal você ainda não tem uma equipe de 50 pessoas para poder delegar tudo o que precisa ser feito. Se você não fizer com que as coisas aconteçam, nada irá acontecer.
É claro que você pode otimizar seu tempo para fazer o trabalho render com as poucas pessoas que possui na sua equipe, porém no começo de uma empresa há tantas tarefas a serem realizadas, que será difícil você não ficar abarrotado de coisas pra fazer de um jeito ou de outro.
Realidade 9: Montar um time forte não é uma tarefa fácil.
No começo, você estará super empolgado com a sua empresa, mas é bem difícil encontrar um grupo de pessoas que estará igualmente empolgada para se juntar a você. A maioria das pessoas que você irá encontrar estarão focadas em suas próprias idéias, estarão confortáveis com salários gordos em grandes empresas ou simplesmente não se interessarão pelo que você está fazendo. O fato de você estar empolgado não significa que as outras pessoas também o ficarão.
Tome cuidado para que no calor do rápido crescimento de sua empresa, você não acabe contratando pessoas que não possuem valores compatíveis com os da sua empresa, ou que somente estão interessadas no dinheiro.
Muitas vezes contratar pessoas assim pode atrapalhar mais do que ajudar.
Realidade 10: Jamais desista diante das dificuldades que aparecerão!
Como empreendedor você precisa saber que existem forças que estão fora do seu controle como quebra do mercado financeiro, problemas com o governo ou outras circunstâncias que você não pode prever. O importante é não deixar essas circunstâncias te fazerem desistir.
Essas coisas são como trânsito parado no caminho de um grande show, por mais que ele te atrase ou talvez faça você procurar uma rota alternativa, se você realmente estiver determinado a chegar a seu destino, você irá chegar. Nas palavras de Randy Pausch “Obstáculos no caminho só servem pra mostrar o quanto você realmente quer alguma coisa”.
É importante que você esteja preparado para tudo que vier (por mais difícil que isso seja), pois muitas empresas vão a falência porque as pessoas simplesmente desistem no meio do caminho.
A vida de empreendedor é difícil, mas se você é determinado e ama o que você faz, nada poderá te impedir.
E você, quais foram as dificuldades que enfrentou como empreendedor e como fez para superar essas dificuldades? Responda nos comentários.
Fonte: On Startups (traduzido por Saia do Lugar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário