Muito se fala sobre o empreendedorismo, na maioria das vezes associado ao próprio negócio, a iniciativa empresarial em si. Mas sabemos que ser empreendedor é muito mais uma atitude do que uma condição objetiva. Ou seja, o sujeito pode muito bem ocupar um cargo executivo em uma empresa e atuar de forma empreendedora no dia-a-dia. Isso é ótimo, mas depende muito da cultura corporativa.
Mas e se você trabalha em uma empresa que massacra a iniciativa, anulando talentos e infantilizando equipes inteiras com o cansativo teatro e bobajal corporativo? Como suportar?
Foi pensando nessa situação que reunimos aqui algumas dicas de sobrevivência, enquanto você reúne coragem e dinheiro para cair fora dessa roubada. Vamos lá:
1 – Finja participar do jogo: Para evitar resistências e movimentos hostis, evite chamar a atenção para o seu saudável inconformismo. Isso vai lhe garantir tempo extra, até reunir as condições para puxar o carro.
2 – Escreva a respeito: Ajuda a aliviar o stress, e manter a sua saúde psíquica em ordem. Crie um blog, mande e-mails para amigos com quem possa compartilhar o seu ponto de vista, ou se preferir escreva para você mesmo em um diário. Um dia isso pode resultar em um livro, mas por favor, resista a tentação de se transformar em um “guru”.
3 – Seja disciplinado: A boa utilização do tempo permitirá com que você encerre as suas atividades na empresa mais cedo, e então poderá usar o tempo restante para planejar e construir outros caminhos profissionais, sem chamar a atenção.
4 – Tenha um repertório de frases feitas: Isso é fundamental para disfarçar os seus reais propósitos. Elas precisam ser dotadas de grande teor motivacional, otimismo barato, e engajamento com a empresa. Sabemos o quanto isso é doloroso, mas é necessário. Faz parte do seu disfarce.
5 – Guarde dinheiro: Ele é a sua rede de proteção, caso enfrente turbulências financeiras até encontrar um emprego mais saudável ou montar o seu negócio. Tente viver com bem menos do que ganha.
6 – Reúna informações e converse com outros empreendedores: Vai ajudar a amadurecer as suas idéias e ter a real noção dos desafios que vai enfrentar.
A lista é extensa, mas o principal é não perder o seu objetivo de vista. Isso vai fazer com que você possa concentrar todos os seus recursos, energia e conhecimento em benefício da sua emancipação. Seja lá onde for.
Forte abraço,
Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil
Fonte: Saia do Lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário