Antes de mais nada, quem entra no seu comércio (ou prestadora de serviços) quer ser bem atendido e se sentir à vontade e não coagido a comprar alguma coisa. Parece contraditório, mas é assim que funciona.
Fizemos uma seleção de 5 “técnicas” de vendas que ainda hoje são ensinadas em alguns seminários e convenções. Todas elas são furadas. Preste atenção, pois se aplicá-las, o máximo que você irá conseguir é irritar os seus clientes. Por isso, fuja delas!
Técnica #1: A Venda Pretensiosa
Definição: Você pede para o cliente tomar uma decisão sem sentido e assume que a decisão de compra realmente foi feita.
Exemplo: “Você quer ‘o produto’ na cor branca ou laranja neon?”.
Resultado Esperado: O cliente diz sua preferência e você já fecha o pedido.
Resultado Real: O cliente olha pra você com cara de poucos amigos e diz: “Eu não disse que eu ia comprar alguma coisa!”.
Exemplo: “Você quer ‘o produto’ na cor branca ou laranja neon?”.
Resultado Esperado: O cliente diz sua preferência e você já fecha o pedido.
Resultado Real: O cliente olha pra você com cara de poucos amigos e diz: “Eu não disse que eu ia comprar alguma coisa!”.
Técnica #2: A Venda Peixe Voador
Definição: Você promete algo valioso, mas retira o benefício se a decisão de compra não for feita agora.
Exemplo: “Nós temos uma oferta especial, um desconto de 30%, mas apenas para clientes que comprarem AGORA”.
Resultado Esperado: O cliente diz: “Uau! Então é melhor eu comprar agora mesmo. Onde eu assino?”.
Resultado Real: O cliente diz: “Você deve achar que eu sou um idiota se pensa que não posso ter um desconto desses, senão um melhor, se eu esperar por mais algum tempo”.
Exemplo: “Nós temos uma oferta especial, um desconto de 30%, mas apenas para clientes que comprarem AGORA”.
Resultado Esperado: O cliente diz: “Uau! Então é melhor eu comprar agora mesmo. Onde eu assino?”.
Resultado Real: O cliente diz: “Você deve achar que eu sou um idiota se pensa que não posso ter um desconto desses, senão um melhor, se eu esperar por mais algum tempo”.
Técnica #3: A Venda Cachorrinho
Definição: Você deixa o cliente experimentar o produto gratuitamente na esperança de que irá se apaixonar por ele.
Exemplo: “Nós lhe daremos o produto de graça, para sua avaliação e apenas lhe cobraremos se você gostar dele e não quiser devolvê-lo”.
Resultado Esperado: O cliente vai amar o produto e nunca mais vai pensar em devolvê-lo, lhe pagando o devido valor.
Resultado Real: O cliente vai usar o produto pelo período de teste, vai devolvê-lo e em seguida vai procurar seu concorrente para pedir outro período de teste com o produto dele e assim continuará fazendo até que não encontre mais ninguém que queira “emprestar” seus produtos gratuitamente.
Exemplo: “Nós lhe daremos o produto de graça, para sua avaliação e apenas lhe cobraremos se você gostar dele e não quiser devolvê-lo”.
Resultado Esperado: O cliente vai amar o produto e nunca mais vai pensar em devolvê-lo, lhe pagando o devido valor.
Resultado Real: O cliente vai usar o produto pelo período de teste, vai devolvê-lo e em seguida vai procurar seu concorrente para pedir outro período de teste com o produto dele e assim continuará fazendo até que não encontre mais ninguém que queira “emprestar” seus produtos gratuitamente.
Técnica #4: A Venda Reversa
Definição: Você faz uma pergunta a um cliente que está dizendo “não”, de modo que ela suscite um “não”, mas que na verdade significa um “sim”.
Exemplo: “Existe alguma razão pela qual você não faria negócios com nossa empresa?”.
Resultado Esperado: O cliente diz “não” e você diz “Legal! Assine aqui!”.
Resultado Real: O cliente diz “sim” e ainda fala pra você que ele nunca faria negócios com alguém que usa uma manobra de vendas tão ridícula como essa.
Exemplo: “Existe alguma razão pela qual você não faria negócios com nossa empresa?”.
Resultado Esperado: O cliente diz “não” e você diz “Legal! Assine aqui!”.
Resultado Real: O cliente diz “sim” e ainda fala pra você que ele nunca faria negócios com alguém que usa uma manobra de vendas tão ridícula como essa.
Técnica #5: A Venda do Sim
Definição: Você faz com que o cliente responda uma série de questões, que naturalmente trarão o “sim” como resposta, criando uma espécie de dinâmica coercitiva para se chegar ao “sim” final.
Exemplo: “Você espera por um serviço de primeira classe?”, “Você acredita que merece o melhor?”, “Você sempre procura pelo melhor custo-benefício?”, “Você não vai aproveitar esta oportunidade para conseguir o melhor valor pelo melhor serviço?”.
Resultado Esperado: O cliente diz finalmente “SIM” e assina o contrato.
Resultado Real: O cliente o coloca pra fora do escritório, por fazê-lo desperdiçar seu precioso tempo com tantas perguntas infames.
Exemplo: “Você espera por um serviço de primeira classe?”, “Você acredita que merece o melhor?”, “Você sempre procura pelo melhor custo-benefício?”, “Você não vai aproveitar esta oportunidade para conseguir o melhor valor pelo melhor serviço?”.
Resultado Esperado: O cliente diz finalmente “SIM” e assina o contrato.
Resultado Real: O cliente o coloca pra fora do escritório, por fazê-lo desperdiçar seu precioso tempo com tantas perguntas infames.
Fonte: Super Empreendedores
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