quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Você realmente precisa de um sócio?

Você já ouviu falar – ou passou pela experiência – de uma sociedade nos negócios que terminou mal?
Eu já vi isso muitas vezes. Minha experiência é que, de cada dez sociedades, oito não funcionam, uma trabalha muito bem e a outra está apenas bem.
Na maioria das vezes, as que não funcionam têm problemas com as expectativas de cada um dos sócios do negócio. Em outras palavras, têm uma visão diferente quanto aos objetivos que estão tentando alcançar no negócio. Podem haver conflitos em uma sociedade quando um sócio quer ir mais rápido do que o outro, um sócio quer ter calma, ou um dos sócios tem um apetite maior para o risco de que o outro.
Podem se passar alguns anos de estrada quando um dos sócios trabalha um pouco mais do que o outro, mas o ressentimento começa a ser construído. Ou quando a empresa precisa de uma injeção de dinheiro e um dos sócios tem o dinheiro e o outro não. Um quer investir tempo e dinheiro indo atrás de um novo contrato ou participação de mercado, enquanto o outro está feliz com um negócio estável e confiável. É quando os problemas começam a aparecer.
O problema é que há tanta emoção e excitação em iniciar um novo negócio que os sócios, muitas vezes, simplesmente não falam sobre esses tipos de problemas antes de começarem uma sociedade. A sociedade de sucesso precisa de uma comunicação clara e de muito planejamento “e se...”.
·  E se um dos sócios quiser deixar a empresa? Como irão administrar uma compra externa?
·  E se vocês precisarem de uma grande quantidade de capital, de repente? Quais ativos pessoais estarão disponíveis ou não?
·  Como é que cada um de vocês definem o "sucesso" do negócio? Existe um marco específico aonde cada um quer chegar?
·  Como irão saber quando o negócio estará "pronto”? Vocês pretendem vendê-lo? Administrá-lo para sempre e mantê-lo na família?
·  Quantas horas por semana vocês estarão confortavelmente trabalhando? E depois dos primeiros anos de trabalho intenso, serão mais?
·  Quanto de retorno financeiro cada um de vocês está esperando? Agora, e, mais a frente? Se cada um tiver habilidades diferentes, como vocês valorizarão os seus tempos de uma mesma forma?
·  Com quanto de dívida pessoal ou da empresa cada um pode lidar, antes de começarem a perder o sono por isso?
Este tipo de perguntas é que vocês precisam discutir e colocar por escrito, para formar a base de uma parceria de sucesso. Quando vocês estiverem trabalhando em conjunto, precisarão saber o que esperar um do outro. Se puderem ver a partir deste exercício que suas expectativas não estão se alinhando em muitos pontos, então vocês podem precisar considerar outras opções, em vez de entrarem em uma sociedade.
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário