por Erika Bismarchi
O sonho de muitos brasileiros é adquirir uma franquia. Afinal, é como começar uma corrida de obstáculos já na metade, sem ter de enfrentar uma série de incertezas comuns a quem parte do zero. É necessário ter em mente, porém, que não é porque ele está investindo em uma franquia que o negócio não está sujeito a riscos. Por isso, antes de investir em uma marca consolidada, deve-se deve ficar atento a alguns pontos cruciais que precisam ser observados na hora da escolha. O portal Franquia Empresa recomenda que todo empreendedor observe com cuidado dez pontos antes de assinar o contrato.
Escolha o segmento de franquia de maior interesse
Para dar o primeiro passo certo, é necessário que o empreendedor goste do ramo em que pretende atuar. Antes de comprar a marca, tenha a certeza de que você vai se sentir satisfeito e feliz trabalhando naquilo (vestuário, saúde e beleza, educação, turismo e prestação de serviço, por exemplo).
Selecione as marcas
Existem várias marcas de franquias disponíveis no mercado, algumas já consolidadas e de nome respeitados – também mais caras – e inúmeras marcas que estão crescendo e aparecendo agora. Observe essas novas franquias, preste atenção no diferencial ofertado e no produto. Aqui, é imprescindível que você tenha uma capacidade visionária, a de prever o potencial de sucesso de produto.
Valores cobrados
Cada franquia cobra taxas, que variam de acordo com cada modelo oferecido pelo franqueador. O que normalmente é cobrado por todas são os royalties, que correspondem ao direito autoral da marca, e por toda a publicidade, como divulgação da marca, produtos ou serviços. Há ainda a taxa de serviços, que é o valor que você irá pagar no ato da assinatura do contrato com o franqueador, permitindo assim o uso da marca e o pagamento de serviços como treinamentos e cursos.
Capital para investimento
Para investir direito – de forma que esse investimento não vire uma dor de cabeça mais tarde –, o ideal é que você tenha disponível para dar de entrada na hora da compra 50% do valor total do custo.
Escolha o ponto
Antes de comprar um ponto comercial que você ache adequado, consulte a franquia que pretende adquirir. É comum os franqueadores auxiliarem na escolha do ponto comercial em que se estabelecerá a franquia.
Solicite a ‘Circular de oferta de franquia’
De acordo com o artigo 3° da Lei de Franquias, assim que você escolher o negócio de sua preferência, exija a Circular de Oferta de Franquia. Ela deve conter todos os dados referentes ao bom andamento do acordo entre franqueador e franqueado, informações como balanços contábeis, descrição do negócio, condições contratuais para a sucessão de morten, serviços a serem prestados, taxas de publicidade e royalties e registro no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). E não se esqueça de que esse acordo precisa estar escrito em português e ser analisado por um advogado especializado em franshising. Não tenha pressa. Vá com calma e analise bem.
Converse com os parceiros da franquia
Descubra quem são os fraqueados da rede e procure saber se eles estão satisfeitos com a franquia. E se encontrar algum caso de rescisão do contrato, investigue o motivo de desligamento da rede.
Não faça pagamentos adiantados
Só realize qualquer pagamento de qualquer taxa após pelo menos dez dias após o recebimento da Circular de Oferta de Franquias. Não custa repetir: não tenha pressa.
Pesquisa de mercado
Invista em uma pesquisa de mercado antes de comprar a franquia para saber o quanto o produto tem de saída.
Pesquise o registro da empresa no INPI
Antes de tomar qualquer decisão, investigue por meio do site do Inpi se lá consta o registro da marca do seu interesse. Não se esqueça de verificar também o titular.
Fonte: Blog dos Empreendedores
Nenhum comentário:
Postar um comentário