Você quer abrir uma empresa – ou fazer do negócio que já tem – uma fonte de satisfação pessoal e dinheiro sobrando no banco? É claro que quer. Você quer um mapa, um roteiro, uma receita de como atingir esse objetivo? Nem precisa responder. O problema é que isso não existe. Essa ilusão talvez seja um dos principais motivos da falência da maioria das empresas brasileiras antes de completarem um, três, cinco anos de vida. É que os olhos de muitos empreendedores são, às vezes, maiores do que a boca. O sonho de sucesso não se realiza apenas com uma boa ideia e vontade de trabalhar – coisa que o brasileiro tem de sobra. Em um mercado cada vez mais competitivo e agressivo, é preciso preparo.
O Empreendedores completa hoje dois anos de existência dedicado a ajudar os donos de micro e pequenas empresas a se preparar para atingir o sucesso. Você é um dos mais de 1,1 milhão de leitores que nesses 730 dias leram reportagens diárias, de domingo a domingo, deixando mais de 5 mil comentários. Com base nessa experiência, a equipe do blog detectou cinco aspectos do empreendedorismo que merecem atenção especial de qualquer pessoa que tenha ou pretenda abrir seu próprio negócio. Para comemorar o aniversário e com o objetivo de fornecer algo que se aproxime de uma receita de sucesso, começamos com este post uma série de reportagens intitulada Soluções de Sucesso, com o que consideramos os cinco principais passos para você atingir sua meta. São os seguintes:
Planejamento
Sabe por que Ayrton Senna era imbatível na chuva? Sim, claro que ele era talentosíssimo. Mas desde garoto, quando corria no kart, ele ia para a pista quando começava a chover. Enquanto outros voltavam para casa, ele ia treinar debaixo do temporal. O mesmo exemplo vale para o empreendedor. Muita gente abre logo a empresa, começa a trabalhar, mas não se prepara para isso, confiando apenas no talento. Elaborar um plano de negócios é essencial para atingir o sucesso. Afinal, como alcançar um objetivo se nem você sabe qual é?
Recursos Humanos
A sua empresa pode ser muito pequena. Pode ter apenas um funcionário. Mas toda viagem, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo. Você pode ser o patrão, mas, acredite: um funcionário pode destruir a sua empresa. E a culpa é dele? Não, é sua. Por isso, o empreendedor precisa ler, pesquisar e aprender mais sobre liderança. Existem técnicas para seleção de colaboradores, e não se pode contratar alguém apenas porque você “foi com a cara” dele. Foi-se o também o tempo em que o chefe mandava e o empregado obedecia sem pestanejar nem reclamar. Hoje em dia, é preciso conquistar os corações e mentes para motivar a sua equipe. E se você fez direitinho o planejamento do seu negócio, você saberá aonde quer chegar e poderá cobrar objetivos dos seus funcionários.
Atendimento ao cliente
Se você contratou, treinou e motivou seus colaboradores, o bom atendimento ao cliente será uma consequência quase natural. Hoje em dia, com tantos produtos aparentemente parecidos e preços muito próximos, o que pode fazer toda a diferença é como o consumidor se sente no seu estabelecimento. Da mesma forma que os funcionários precisam se sentir bem tratados, o cliente também considera isso essencial – mesmo que nem se dê conta disso. Consciente de seus direitos, ele não quer ter a sensação de que tudo que você quer dele é o seu dinheiro. Para isso, também existem técnicas e o empresário tem que ler, pesquisar e acompanhar as tendências.
Internet
Muita gente ainda tem muita resistência às novas tecnologias de comunicação. Não é para menos. A cada dia surgem novos equipamentos, aparelhos, softwares e mídias sociais. Quando você se acostuma com uma coisa, aparece outra que todo mundo parece adorar – menos você. Afinal, se já dá tanto trabalho tocar o negócio no mundo real, como arrumar tempo para administrá-lo no virtual? É verdade. Mas não tem outro jeito. Estar na internet não é mais uma opção, um diferencial, mas sim uma necessidade. O lado bom disso é que vale a pena. Lembre-se de que, na tela do computador, sua empresa tem o mesmo tamanho de uma multinacional. Além disso, a internet faz parte do atendimento ao cliente simplesmente porque ele está lá.
Gestão financeira
Você sabe o que é margem de contribuição? E apuração de resultados? E ponto de equilíbrio? Uma grande quantidade de empreendedores nunca ouviu falar dessas expressões. E isso é um problema. Finanças e contabilidade são como chuva para muitos pilotos. Mas se você quiser ser um Ayrton Senna no seu ramo, precisa aprender. Mesmo com um negócio bem planejado, com uma equipe motivada e com muitos clientes satisfeitos, sua empresa pode ir por água abaixo sem uma boa gestão financeira. Quando malfeita, ela é uma bomba-relógio. Aquilo que parece lucro pode ser na verdade prejuízo.
Fonte: Blog dos Empreendedores
Nenhum comentário:
Postar um comentário