Pedro Mello
Hoje é o primeiro dia da blogagem coletiva sobre empreendedorismo no Brasil… e aqui estou nos 44 do segundo tempo (23:58 hs) pra discordar do primeiro post, do Leandro Herrera, Gestor de Conteúdo Digital da Endeavor Brasil. Ele fala do “Empreendedor brasileiro no país das contradições“, impostos pesados, falta de infraestrutura e dificuldade de empreender. Ou seja, as dificuldades que já conhecemos muito bem.
Pois eu tenho uma visão diferente… acredito que nós, empreendedores, somos guiados quase que instintivamente pelo desejo da construção. Sabemos que obstáculos existem e dificuldades, “senãos” e “nãos” serão os refrões do som ambiente de nossas empresas por muitos anos. Mas e daí, quem liga pra isso? Empreendedor de verdade quer saber de fazer e acontecer, arregaçar as mangas e construir negócios novos, inspirar pessoas, fazer networking… empreendedor de verdade quer mais é ver o circo pegar fogo!!! Empreendedor de verdade não fica choramingando de seu fracasso nem coloca a culpa no governo, nos impostos, nem no sogro.
Já que estamos falando em fogo, que tal colocarmos um pouco mais de lenha na fogueira. Empreendedor de verdade não faz plano de negócios, ele se atira primeiro na oportunidade pra depois ver o que precisa consertar para o negócio dar certo. Ele chama os amigos para um teste drive do produto ou serviço que pretende lançar ao invés de pagar uma pesquisa de mercado. Ele confia na sua intuição mais do que qualquer renomado especialista.
Duvida? Então veja a dica de empreendedorismo que o fundador de uma das maiores consultorias em preparação de empresas que desejam ser lançadas na bolsa de valores, o Rodolfo Zabinsky, da MZ Consult, deu no meu programa Fiz do Zero. Mas preste bem atenção nas suas dicas e, logo em seguida, nas dicas de seu sócio Márcio Veríssimo. Ai você entenderá a magia que rege as sociedades que dão certo… de um lado um verdadeiro abridor de caminhos (Rodolfo) e do outro um sócio que dá um senso de realidade ao negócios (Márcio).
Pois essa teoria da conspiração (de sair quase na loucura para fazer sem planejar), que colocará em xeque o curriculum de muitos cursos de empreendedorismo, foi desenvolvida por uma mulher, Saras D. Sarasvathy. Seu livro “Effectuation: Elements Of Entrepreneurial Expertise” mostra que os grandes negócios de hoje foram construídos por empreendedores com raça, coragem e quase nada de planejamento. Apesar desse ímpeto inicial, o segredo desses empreendedores foi dar o salto para um novo patamar assim que conseguem garantir a sobrevivência de seus negócios. Ai entrou o planejamento, fundamental para a empresa se profissionalizar e crescer de maneira sustentável.
Duvida? Então veja a dica de um empreendedor que já quebrou uma vez, depois que viu seu negócio crescer de maneira descontrolada, o Caito Maia, que levou a Blue Velvet a falência antes de montar a Chilli Beans.
Mas já que comecei esse post falando de empreendedores de verdade, aqueles que não querem saber de lero lero nem lenga lenga, então vou terminar esse post com a dica de empreendedorismo de uma das maiores empreendedoras que já conheci, a Dona Zica. Em primeiro lugar convenhamos que dar certo em um negócio com um apelido como esse é, no mínimo, algo inusitado. Segundo, ver uma empregada doméstica construir um negócio que fatura perto de 100 milhões de reais por ano, é algo ainda mais improvável. Então, para não restar dúvidas, ouça o que ela tem pra dizer e conheça de perto a paixão do “empreendedor de verdade” que descrevi no começo desse post.
É isso ai moçada… se você é um empreendedor, aspirante ou simpatizante… então clica no botão comentar e escreve algo.
Boa semana!!!
Fonte: Portal Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário