quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Afinal, é possível ensinar empreendedorismo?


Por Millor Machado

Há 2 semanas falei para o portal da Exame sobre o curso que fiz na melhor escola de empreendedorismo dos EUA, o Babson College (confira a matéria).

Refletindo sobre meu dia-a-dia como empreendedor, cheguei à conclusão de que tive 4 grandes escolas de empreendedorismo, cada uma focada em desenvolver um tipo de característica do empreendedor.

Sim, é possível aprender empreendedorismo desde cedo

1. Família
Ser empreendedor vai muito além de administrar uma empresa. Babson define o empreendedor como “aquele que não pode ser parado”. Essa característica está muito mais relacionada com valores do que com habilidades em si.
Acima de tudo, a família é quem cria sua base de valores. Papai e mamãe, devo tudo a vocês!

2. Outros empreendedores
Como disse pra Exame, Babson me agregou muito pouco em termos de conhecimento técnico. Um pouco de finanças aqui, um pouco de marketing acolá, mas não é isso que a faz a melhor escola de empreendedorismo dos EUA.
Como a maioria dos professores de Babson são mega empreendedores aposentados, isso me permitiu tomar tapas de realidade como:

- Professor, tive uma ideia. Você acha que ela é viável?
- Meu querido, andando daqui até a estação de trem você terá pelo menos 15 ideias viáveis. Descobre o que você realmente gosta e dá um jeito de colocar essa ideia em prática. Criar uma empresa de verdade vai muito além de uma boa ideia.

- Pessoal, por que vocês acham que vendi minha primeira empresa? – Professor contando sua história.
- “Porque a empresa estava perdendo lucratividade”; “Porque outro concorrente estava crescendo mais rápido”; “Porque você não achava mais oportunidades de mercado”… – Conclusões diversas relacionadas a análises de estratégia.
- Não, ela era lucrativa e tinha muito espaço pra crescer. Vendi a empresa porque eu achava um saco trabalhar com fabricação de peças de plástico! – Professor compartilhando uma experiência que nunca poderia ser descoberta pela análise tradicional.

- Pessoal, sabem o maior inimigo do empreendedorismo?
- “Carga tributária elevada”; “Concorrência desleal”; “Problemas trabalhistas”… – Possíveis desculpinhas levantadas pelos alunos.
- O maior inimigo do empreendedorismo é o medo. E eu sei que vocês têm medo. Sabe como que eu sei disso? – Na hora deu medo só de ouvir essa frase.
- Vocês estão numa sala de aula querendo aprender sobre empreendedorismo! Vão pra rua! Criem alguma coisa! Vão vender o que vocês criaram! – Game over, argumento aceito.

O mais legal do convívio com empreendedores mais experientes é ver que apesar de muito difícil, é possível chegar lá. Essa inspiração não tem preço.

3. Experiência de trabalho
Você pode ler o que for sobre técnicas de negociação, aumento de produtividade e liderança, mas você só vai aprender de verdade colocando em prática.
Querer empreender sem ter o hábito de produzir algo de forma eficiente (saber trabalhar) é pedir para passar o dia sonhando com o que sua empresa pode ser, ao invés de transformar esse sonho em realidade.

4. Teoria
Apesar do nosso estilo descontraído e sem enrolação, somos grandes defensores do estudo da teoria.
Dominar os fundamentos básicos é o que vai te tornar uma pessoa qualificada para tomar boas decisões na sua área. Sempre se lembre de Sr. Miyagy ensinando karatê a Daniel San a partir dos movimentos básicos, a mesma coisa vale para empreendedores.

Abraços,
Millor Machado (www.s
aiadolugar.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário