sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Oportunidade de negócios para Copa 2014


Seiscentos mil turistas deverão vir ao Brasil para assistir ao Mundial de 2014, o que representará um aumento de 12% no fluxo de visitantes estrangeiros

 
Para Paul Whelan, representante da Match Services AG, empresa responsável pelo gerenciamento de acomodações, ingressos e hospitalidade para todos os eventos da FIFA, a Copa é chance única de mostrar o que o país tem. As oportunidades de negócios são diversas e os empresários devem entender primeiro o novo mercado para depois decidir em que investir.
As empresas devem ficar atentas para o perfil dos consumidores que chegarão ao Brasil. A intenção é fidelizar o cliente para que o investimento feito nos negócios sejam a longo prazo. “O desafio é fazer com que os turistas permaneçam mais dias na cidade e conheçam o entorno”, conta Whelan.

De acordo com o chefe de gabinete do comitê local da FIFA na África do Sul, Greg Fredericks, há espaço para as grandes e pequenas empresas e um leque de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro.

Segundo Greg, o comitê da Copa da África do Sul estabeleceu um acordo com o governo e iniciativa privada que 30% dos contratos de serviços para a copa seriam feitos com pequenos negócios. “Mesmo assim, muitos empresários desistiram, pois não conseguiam atender nossa demanda. Pela magnitude do evento os pequenos devem se unir”, conta.

Entre as oportunidades que os pequenos negócios puderam aproveitar na África foram citadas a venda de bonés e camisetas, serviços de limpeza e transporte. O artesanato também foi lembrado. “Os turistas não querem comprar produtos importados da China, eles querem o que é feito no próprio país para levarem de lembrança ou darem de presente”, conta Greg.

Preparativos em BH

Para melhorar a qualidade e a gestão dos produtos e serviços prestados durante a Copa de 2014, o Sebrae-MG irá investir R$ 3 milhões em ações de capacitação, desenvolvimento de pequenos negócios e mapeamento das oportunidades geradas pela competição esportiva.

Entre as ações previstas está a organização de um roteiro de museus e centros culturais. Nas regiões da Pampulha, Savassi e Santa Tereza serão criados miniroteiros turísticos e gastronômicos. Donos de estabelecimentos do Mercado Central e da Feira dos Produtores (Cidade Nova) receberão capacitação em boas práticas de gestão e passarão a integrar os roteiros gastronômicos.

Os artesãos serão qualificados para produzirem souvenirs. Ainda estão previstas melhorias na prestação de serviços de bares, restaurantes e meios de hospedagem de Nova Lima e a profissionalização de empreendimentos da Estrada Real, no trecho que liga Itabirito a Ouro Preto.

“O nosso objetivo é preparar os pequenos negócios a prestarem um serviço de qualidade para que o turista permaneça o maior tempo possível na cidade”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG

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