sábado, 21 de agosto de 2010

Saiba como se tornar um empreendedor

Participação de jovens ajuda a colocar o Brasil na terceira posição do ranking mundial de empreendedorismo. Hoje 68% destes jovens empresários empreendem por vocação, formação universitária e capacitação para o negócio.


Marcello Leone tinha 18 anos e cursava o segundo ano da faculdade de engenharia de produção, quando olhou para as ruas de Alphaville, na grande São Paulo, e enxergou ali uma oportunidade de negócio:
“Aqui concentra bastante residências, todas elas com poder aquisitivo de um nível bom, nas residências haveria necessidade para manutenções e foi nesse foco que a gente sentiu essa oportunidade,” conta Marcello.

Casas grandes, janelas altas, piscinas: cenário ideal para a criação de uma empresa especializada em limpeza. Apostando nessa idéia, Marcello usou todo o dinheiro que tinha na época  para alugar uma sala e montar um pequeno estoque de produtos de limpeza.

Eu nunca tive apoio assim, até pela formação, de ser um engenheiro, talvez dentro de casa, viria que eu poderia tá trabalhando numa grande empresa. Mas, não. Eu sempre acreditei e sonhei, na visão de ter um negócio próprio e no que eu trabalho, acho que o mercado precisava de inovações, de novas técnicas, então eu acabei realmente pegando o meu pouco dinheiro, três mil reais, comecei uma empresa. E veio muito na determinação do meu trabalho, na compra da venda, e o incentivo de correr atrás de novos clientes.

Se o capital era pequeno, a ousadia do jovem empreendedor era imensa. Acho que a minha vontade foi maior do que a visão do medo, e nunca tive uma característica de medo realmente desde que eu comecei essa oportunidade.

O ano de 2009 foi realmente indo atrás, sabendo que só dependia do meu suor, do meu esforço, para que eu conseguisse atingir o sucesso.

O empresário pouco entendia de limpeza. Mas foi estudar sobre o assunto. Começou a ler  os rótulos e as fichas técnicas dos produtos, e aprendeu sozinho.

Fazia diversos testes para ver o resultado, diluía o produto numa fórmula, fazia esse produto novamente numa outra proporção de diluição, até tentar chegar num resultado.
- e aí foi aprendendo?
- e aí foi assim!

Para o consultor Marcos Andrade, o jovem empreendedor se diferencia no mercado pela força de vontade.
O empreendedor, principalmente no Brasil, que tem uma série de dificuldades, burocracias e tudo o mais, ele é uma pessoa extremamente persistente. Uma pessoa que aprende com seus erros, se aperfeiçoa e vence uma série de barreiras. Então ele tem que ter esse espírito de muita atitude e persistência.

Os primeiros clientes não demoraram a chegar e a empresa cresceu. É aquela velha história: onde alguém enxerga um problema, alguém enxerga uma oportunidade. E age sobre isso porque muita gente tem boas idéias, mas diante dos primeiros percalços desiste e o empreendedor não. O empreendedor aprende com aquele problema e tenta de novo e persiste, né?

O empresário alugou uma loja maior, anunciou em revistas e guias locais, fez cursos de limpeza, e treinou os funcionários.

É recomendado o uso de todos os materiais e.p.i.s, que são os materiais de proteção individual, no caso bota, luva, máscara e óculos. Para que não ocorra nenhum risco com essa pessoa ou com quem for manipular o produto.

Hoje o empresário atende empresas e residências, e presta serviços  para a  limpeza de vidro, carpete e piscina.

O empresário trabalha muito: quinze horas por dia. Ele visita todos os clientes, e verifica pessoalmente se o serviço está bom e como pode melhorar. A pessoa gosta e fala para os amigos. e é com essa fórmula simples e eficiente – a indicação – que a empresa atende hoje quase dois mil clientes por mês.
Victor Kenski é cliente do empresário há três anos. Ele compra produtos de limpeza e contrata a manutenção para esta piscina. Satisfeito com o serviço, Victor já indicou a empresa para seis amigos.

“Quando um serviço é bom, a gente chama os amigos, a gente indica para todos eles, e isso vai formando uma corrente. Isso é bom para o empresário, e é bom também para nós porque ter um bom atendimento e suporte, uma ajuda quando precisa para resolver o problema, é muito importante,” conta Victor.

E o empresário Marcello sonha alto. Ele quer abrir uma franquia, e espalhar a marca em diversas lojas pelo país.

O empreendedor é aquele que tem ambição, ousadia e muita força de vontade. O jovem empreendedor é aquele que sonha e transforma esse sonho em realidade. Então ele supera todos os obstáculos para fazer o seu sonho virar uma coisa concreta, real.

Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário