terça-feira, 24 de agosto de 2010
4 dicas para avaliar franquias
O franchising pode ser um ótimo setor para investir. Mas é preciso ter em mente o seguinte: 1) as redes têm muito interesse em vender unidades, usando diversas táticas para conquistar o franqueado em potencial. E 2) nem todas têm a melhor estrutura para atender ao franqueado.
A decisão de comprar uma unidade de franquia deve ser precedida de muita ponderação. Pensando nisso, o site da revista “Entrepreneur” publicou quatro perguntas que o franqueado em potencial deve fazer. Confira.
1. Como o franqueador prepara os franqueados para que tenham sucesso? Quando você compra uma franquia, deve receber um sistema comprovado, que produza resultados previsíveis – e o franqueado irá ensinar como atingir essas metas. Para avaliar como a rede prepara seus franqueados, você deve tomar três atitudes. A primeira é ver o esquema de treinamento, que deve cobrir todo o funcionamento do negócio. A segunda é avaliar o suporte para a abertura da unidade – o que inclui escolha do ponto, reforma, negociação do aluguel e estoque inicial. A última é conhecer a equipe de apoio da rede, que precisa saber tudo sobre o negócio e ter disponibilidade para ajudar quando você precisar.
2. Como é o suporte contínuo às unidades? Depois que o negócio estiver em operação, surgirão problemas. O franqueador deverá ter uma equipe pronta para ajudar a todo momento. É preciso avaliar também se a rede mantém um esquema de compras em conjunto, para reduzir preços de mercadorias.
3. Como é o plano de marketing? Para ter sucesso, você precisa atrair clientes. Uma boa rede de franquias deve possuir um plano eficiente de publicidade, tanto para o início da unidade como para ações contínuas. No começo, é preciso solidificar a base de clientes. Depois, é necessário continuar crescendo.
4. Quanto você pode ganhar? A Circular de Oferta de Franquia (COF) contém os dois últimos balanços da rede. Mas, além de verificar a rentabilidade do negócio com essas informações, você precisa correr atrás de uma segunda fonte: os outros franqueados. Veja com eles como são os resultados da franquia nos dois primeiros anos e em quanto tempo ela começa a se sustentar. Verifique se os rendimentos estão de acordo com o que você espera. Depois de falar com os franqueados, leve informações conflitantes de volta para o franqueador e converse até que tenha respostas satisfatórias.
Fonte: Papo de Empreendedor
Postado por
Empreenda na Net
às
13:45
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
avaliar franquias,
dicas,
franchising,
franquia,
plano de marketing,
sucesso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário